aço ferrugem

O aço inox enferruja?

Para respondermos esta pergunta, antes precisamos entender que tipo de metal é o aço inox e porque se afirma que ele não enferruja.

O aço inox é uma liga metálica composta basicamente por ferro, cromo, carbono e níquel, que em geral possui grande resistência à corrosão ou ferrugem.

O responsável por essa resistência é o cromo que quando entra em contato com o oxigênio presente no ar, forma uma camada instantânea sobre a superfície do aço protegendo-o da corrosão, chamada de camada passiva. Para que isso ocorra a concentração de cromo na liga deve ser de no mínimo 10,50%. Por isso se diz que o aço inox não enferruja, pois ao invés de criar a ferrugem (óxido de ferro) ele cria a camada passiva (óxido de cromo).

Mas então o que são os pontos de ferrugem que eventualmente aparecem no inox? 

Como já informado acima, o aço inox possui a capacidade de formar uma camada protetora sobre sua superfície que o torna resistente à corrosão. Porém se dificultamos a formação dessa camada a superfície se torna vulnerável e pode sim sofrer a ação da corrosão. 

Sendo assim, a limpeza do material de forma adequada é a principal responsável pela conservação dessa camada protetora, evitando que seu produto de aço inox fique manchado de ferrugem. 

Contudo podemos dizer então que essas manchas de ferrugem são causadas por alguma contaminação. Essa contaminação pode ser causada por poeira, sujeiras diversas, restos de produtos químicos utilizados na limpeza, etc. E, sempre que algum tipo de substância impossibilitar a reação do cromo presente no aço com o oxigênio do ambiente essas manchas podem aparecer.

Mas, a boa notícia é que caso estas manchas insistam em aparecer, uma boa limpeza pode resolver, desde que elas não permaneçam sobre o aço por muito tempo. É importante não dar tempo a esta contaminação de se infiltrar e penetrar no aço impossibilitando sua completa retirada através de uma simples limpeza.

Como fazer a higienização/manutenção do aço

É importante ter em mente na hora de higienizar, que você deve começar de uma maneira menos agressiva ao esfregar os focos de ferrugem e evoluir com mais força se for necessário.

1. passo – Umedecer a peça, utilize para isso água corrente.

2. passo – Usar detergente neutro + lado verde da esponja, pois o movimento de limpeza ou fricção precisa seguir o escovamento da peça para não arranhar ou riscar o material. 

3. passo – Enxágue a peça e observe se a mancha saiu.

4. passo – Repetir o processo caso a mancha permaneça.

5. passo – Secar a peça com um pano.

Assista ao conteúdo completo em nosso canal do youtube.

Lembrando que você só pode remover essas manchas conforme a explicação acima se elas não estiverem na peça por muito tempo, caso contrário a contaminação pode corroer a camada protetora causando um dano profundo na peça. O recomendado é que assim que as manchas aparecerem proceda com a retirada com essa limpeza de rotina. 

Fique por dentro dos nossos contéudos através do nosso blog e canal no youtube.

Outros que você também pode gostar:

Blog

Inovação na cozinha com a Concetto

Conheça a Linha CONCETTO da Xteel A linha CONCETTO é a mais recente criação da Xteel, desenvolvida para trazer uma revolução ao ambiente culinário, apresentando um conceito extremamente sofisticado e

Leia Mais »