Quando se fala em arquitetura, muitas pessoas pensam na construção de grandes prédios ou ambientes complexos como planejamento urbano, entre outros tipos. Mas, a verdade é que consultar um arquiteto para o planejamento arquitetônico nos ambientes é extremamente importante.
Este tipo de arquitetura é chamado de arquitetura de interiores. Pessoas menos esclarecidas quanto ao papel do arquiteto em um projeto de interiores, pode pensar que é desperdício de tempo e dinheiro.
O que é projeto de interiores?
Um projeto de interior é o planejamento de um ambiente interno. Ao se pensar em fazer uma casa ou uma área, por exemplo, o projeto de arquitetura adentra como uma estrutura do que se pretende fazer no espaço físico disponível, unindo três pontos importantes: praticidade, funcionalidade e estética.
Formulamos o projeto conforme a expectativa do cliente. Comunicamos o tempo inteiro e ajustamos o projeto conforme a concepção do cliente e o capital disponível para investimento.
As vantagens de contratar um arquiteto de interiores
Ter um arquiteto para planejar uma casa, ou até mesmo um cômodo, é muito importante pois ele irá englobar todos os aspectos necessários para o conforto das pessoas que utilizarão aquele ambiente.
Pensaremos em tudo: revestimentos, parte elétrica, hidráulica, iluminação e mobília. Construímos tudo de maneira harmônica, tanto nas cores quanto na disposição dos móveis, para evitar espaços vazios ou mal utilizados.
Mas isso tudo não fica apenas no âmbito conceitual: o arquiteto pensará nos materiais e até mesmo preços deles na construção do seu projeto.
Um bom projeto traz os anseios de quem vai utilizá-lo. Ou, do que uma empresa espera, quando contrata um arquiteto para construir o seu projeto.
Além disso, este profissional garante a segurança da construção e do produto final, conforme combinado com você, prezando também pelo conforto e pela estética do seu ambiente.
Por que o mundo precisa cada vez mais de arquitetos
Um dos setores mais quentes da economia para os arquitetos é a arquitetura de interiores, com reforma e residências de médio e grande porte, principalmente aquelas que precisam mexer na estrutura da casa.
Cada vez mais pontos comerciais nascem e o arquiteto precisa exercer o seu trabalho. Para isso, deve ter bastante conhecimentos sobre a harmonização de ambientes, bem como o jogo de luzes.
A elaboração de móveis planejados também está crescendo – cada vez os imóveis estão menores, e acaba se tornando necessário móveis construídos de maneira estratégica para se dispor de maneira eficiente no ambiente, sem deixar sobrar espaços.
Em 2013 houve uma reportagem do jornal O Globo, que afirmava que os móveis estão cada vez menores. Houve uma diminuição de 29% em 10 anos – e agora mais sete anos se passaram.
Os imóveis, devido a urbanização frenética e uma modernidade que não para de crescer, estão ficando menores. E, graças a uma rotina agitada, os espaços precisam ser bem arquitetos, para que sejam cômodos e úteis ao dia a dia.
Principalmente em cozinhas e salas, os projetos arquitetônicos estão em alta. Há uma tendência de modernização de cozinhas através da construção de móveis planejados.
Portanto, deve-se pensar bem na construção do espaço da cozinha, que hoje se tornou um ponto de confraternização das pessoas. Cozinhar se tornou um hobby – muitas vezes realizadas em casal – e a arquitetura acompanha estes hábitos contemporâneos.
Para mais informações sobre a linha de produtos disponíveis para completar sua cozinha, acesse o site da Xteel.